23 fevereiro 2015

Consciência Cósmica

Foto

A consciência é comum a todos os seres humanos saudáveis. Embora conhecida e manipulada, continua a ser um mistério para os cientistas, pois sua natureza ainda é inexplicada. Há uma gradação, podendo descer até a completa inconsciência. Exemplo: quando um indivíduo se concentra em algo, pode chegar à inconsciência do que ocorre ao seu redor.

Consciência Cósmica é um termo cunhado por Richard Burke (1837-1902), médico canadense, autor de Consciência Cósmica: um Estudo Sobre a Evolução da Mente Humana, de 1901. Para Bucke, em sua experiência mística, teve como que uma revelação instantânea da sua relação com o universo. Esse lampejo faz com que todas as pessoas possam passar de uma consciência vulgar para uma consciência cósmica, tal qual Buda, Cristo e Maomé.

A consciência cósmica, também denominada de iluminação, libertação, batismo do Espírito, imersão na grande luz branca, é uma faculdade que todo o gênero humano deve atingir na sua evolução para chegar à posse da perfeição que lhe está destinada. Para tanto, o ser humano deve ir se aperfeiçoando dia-a-dia para que possa ter uma imortalidade consciente. Deve, a cada instante, exercitar a autoconsciência de si mesmo. 

 


Nenhum comentário: