11 dezembro 2014

Mentalidade

Tese: Para se formar um caráter superior há necessidade de se desenvolver a mentalidade. 

Mentalidade. Estado de espírito, maneira de pensar, modo de julgar, qualidade mental de um certo indivíduo. Mentalidade superior é aquela que pensa naquilo que quer executar, sem dar atenção ao que as circunstâncias, o ambiente ou os companheiros podem sugerir-lhe. 

Questões: Como se apresenta o estado mental da humanidade? É possível desenvolver a mentalidade? Como? Será combatendo as trevas?

Lourenço Prado, em Forças Invisíveis, lembra-nos de alguns aspectos importantes sobre este tema. Ele diz:

Não podemos produzir luz agindo sobre as trevas, nem produzir a perfeição agindo sobre coisas que não trazem em si a possibilidade de perfeição.

Desenvolver é expressar aquilo que já existe no íntimo. Porém, se nada houvesse em nosso íntimo, por mais que nos esforcemos, nada conseguiríamos.

Não é possível iluminar um lugar escuro espancando as trevas.

O imperfeito tem falta de alguma coisa e é por isso que é imperfeito. Ora, o que falta deve ser fornecido por alguma outra fonte, antes de poder produzir-se a melhora ou o aperfeiçoamento esperado.

Ampliar as qualidades que já existem em nós e não combater o que é externo.

Enquanto pensamos em nossas imperfeições, estamos criando pensamentos imperfeitos, os quais só produzirão imperfeições em nossa vida.

Concentremos nossa atenção na Harmonia, e os desequilíbrios desaparecerão de nossa vida; cultivemos o Amor e receberemos amor dos que nos rodeiam.

Fonte de Consulta

PRADO, Lourenço (Rosabis Camaysar). Forças Invisíveis. São Paulo: Editora Francisco Valdomiro Lorenz (Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento), 2000. 

 

 

 

Nenhum comentário: