06 janeiro 2012

Memória: Monolítica e Múltipla

De acordo com Foster, em Memória, deveríamos usar o termo memórias e não simplesmente memória. Isso porque, descobriu-se, através de variadas pesquisas, que a memória é uma entidade com múltiplos componentes (em vez de ser monolítica).

Esses estudos não modificaram em nada a estrutura funcional do ato de lembrar, que se baseia em codificararmazenar e recuperar. Na codificação, a pessoa recebe as informações; no armazenamento, ela retém as informações; na recuperação, ela acessa o que foi armazenado. Havendo bloqueio de um ou mais desses três componentes, a memória pode falhar.

Na década de 1960, Atkinson e Shiffrin elaboraram o modelo modal.


Este modelo ofereceu uma estrutura heurística útil para a compreensão da memória.

Em linhas gerais, eles consideravam que as informações eram, primeiramente, mantidas transitoriamente em memórias sensoriais. Uma vez selecionadas, eram transferidas para o depósito de curto prazo. Uma quantidade menor, depois, ia para o depósito de memória de longo prazo.

Resumindo: se uma informação passar pelas nossas sensações e não houver nenhum interesse, ela se perde imediatamente. Havendo algum interesse, ela vai para o depósito de curto prazo. Empregando técnicas de memorização, elas podem permanecer mais tempo, indo se alojar no depósito de longo prazo.

Fonte de Consulta

FOSTER, Jonathan K. Memória. Tradução de Camila Werner. Porto Alegre: L&PM, 2011. (Coleção L&PM POCKET; v. 977), capítulo 2. 

Nenhum comentário: