10 janeiro 2012

Alguns Erros da Memória

“A tinta mais pálida é melhor do que a memória mais fiel.” (Provérbio chinês)

Conhecimento estimula lembrança. Há diversas pesquisas mostrando que o conhecimento prévio sobre determinado assunto, principalmente de especialistas, recupera com mais facilidade um dado passado. Os novatos têm mais dificuldade de lembrar. Experiência com o esporte: os amantes do futebol evocaram com mais facilidade uma nova informação do que os que estavam dando os primeiros passos nesse ramo de conhecimento.

Conhecimento induz ao erro. O conhecimento prévio, embora aliado da lembrança, pode induzir-nos a erros. Não são poucas as vezes que fazemos abstrações e alusões sobre informações que não estavam no estoque de conhecimentos adquiridos. Um exercício: relata-se todo o procedimento (entrada, espera e saída do consultório) para que uma pessoa, com suspeita de gravidez, seja atendida por um médico. Os participantes do teste, devendo retornar o que ouviram, incluíram muitas coisas que não estavam nos dados apresentados.

Memória real versus memória imaginada. Compondo a lista dos possíveis erros, podemos anotar as diferenças entre memória real e memória imaginada. De certa forma, a memória nunca é o fato, mas a lembrança que dele temos. O problema aqui está na confusão que o indivíduo faz entre o fato real e aquele que ele está relatando.

Testemunha ocular. Usada na identificação de um crime, de um assalto, de uma colisão de veículos etc. Quais são os tipos de erros? A pessoa pode estar aflita pelo fato de não ter acontecido com ela; pode prestar mais atenção à arma do que à face do criminoso; como as roupas têm poder de indução, uma pessoa com os mesmos trajes pode ser apontada como autora daquele delito. 

Fonte de Consulta

FOSTER, Jonathan K. Memória. Tradução de Camila Werner. Porto Alegre: L&PM, 2011 (Coleção L&PM POCKET; v. 977), capítulo 4. 

 

Nenhum comentário: