Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do
que uma simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa:
trata-se de uma verdadeira inclinação. Virtudes são todos os
hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como
espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. Para o Espírito Emmanuel
a virtude é sempre sublime e imorredoura aquisição do Espírito
nas estradas da vida, incorporada eternamente aos seus valores, conquistados
pelo trabalho no esforço próprio. (Pergunta 253 de O Consolador)
Em termos históricos, o estudo da virtude se inicia com Sócrates
(470-399 a. C.), para quem a virtude é o fim da atividade humana e se
identifica com o bem que convém à natureza humana. Platão
(429-347 a. C.), Aristóteles (384-322 a. C.), Kant (1724-1804), entre outros, dão também as suas contribuições ao estudo deste tema.
Aspecto Prático da Virtude. Além do aspecto teórico da sua
conceituação, estritamente conexo com o sistema filosófico no qual se enquadra
a Ética, apresenta um aspecto prático de vivo e permanente interesse: como
formar e desenvolver a virtude. É o campo da Psicologia Educacional e da
Pedagogia. No educador exige antes de tudo o bom exemplo, tão necessário,
especialmente no trato com as crianças, incapazes de longos raciocínios e
vivamente levadas à imitação. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo)
“A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste,
em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade com a conduta
de um homem ponderado. Ela ocupa a média entre duas extremidades lastimáveis,
uma por excesso, a outra por falta. Digamos ainda o seguinte: enquanto, nas
paixões e nas ações, o erro consiste ora em manter-se aquém, ora em ir além do
que é conveniente, a virtude encontra e adota uma justa medida. Por isso,
embora a virtude, segundo sua essência e segundo a razão que fixa sua natureza,
consista numa média, em relação ao bem e à perfeição ela se situa no ponto mais
elevado”. (Ética a Nicômaco, II, 6)
Para entender corretamente o texto filosófico, devemos localizar os
termos mais importantes, e suas noções. Virtude (arétè)
designa toda excelência própria de uma coisa, em todas as ordens de realidade e
em todos os domínios. Aristóteles a emprega assim, embora lhe acrescente o
valor moral. Disposição (héxis) é definida como uma maneira
de ser adquirida. O latim traduziu héxis por habitus.
A virtude só será habitus se se retirar desse termo o caráter
de disposição permanente e costumeira, mecânica, automática. Mediedade (mésotès):
este termo remete tanto ao termo médio de um silogismo quanto à média (ou ao
meio termo) que caracteriza a virtude.
Desde a Antiguidade até os nossos dias, as virtudes foram classificadas
em Cardeais e Teologais. As Cardeais são adquiridas pelo esforço; as Teologais
como um Dom de Deus. As cardeais são: prudência, fortaleza, temperança
e justiça. As teologais são: a Fé, a Esperança e
a Caridade.
O movimentar-se diário produz hábitos. Os hábitos maus enraízam de tal
sorte em nosso psiquismo que se tornam extremamente difíceis de serem
eliminados. Em se tratando do esforço para extingui-lo, parece-nos que
cometemos um erro que já se tornou secular, ou seja, combater a causa pelo
efeito. Somente quando tomamos consciência do móvel que produz a ação é que
podemos ter segurança na eliminação do efeito. Na realidade, não somos nós que
deixamos os vícios; são eles que desprovidos da nossa atração, deixam-nos.
Fonte de Consulta
ÁVILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo.
Rio de Janeiro, M.E.C., 1967.
FOLSCHEID, Dominique e WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia Filosófica.
Tradução de Paulo Neves. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2002. (Ferramentas)
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP,
1995.
SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais.
3. ed., São Paulo, Matese, 1965.
XAVIER, F. C. O Consolador, pelo Espírito Emmanuel. 7.
ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.
Extraído de: http://www.sergiobiagigregorio.com.br/filosofia/virtude-e-as-virtudes.htm
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