Experiência e Educação é um livro escrito por John Dewey. O que
temos em mãos é a edição de 2010. Para as pessoas que não sabem, Experiência
e Educação é o resultado de uma palestra proferida por John Dewey na
sociedade Kappa Delta Pi, em 1938, cuja primeira edição deu-se nesse mesmo ano.
Parcela considerável dos educadores tem
apreço por esta obra, pois ela trata de conciliar os problemas da educação
tradicional com os da escola progressista. Na escola tradicional, o ensino vem
de cima para baixo, de fora para dentro; na escola progressista, de dentro para
fora, de baixo para cima. No primeiro, há excesso de autoritarismo; no segundo,
excesso de liberdade. Dewey Propõe o meio termo.
A tese central deste livro é: os seres humanos
gostam de pensar de forma dicotômica,
isto é, pelos extremos. Geralmente, expressamos nossas
crenças em termos de ou isso ou aquilo. Tenta, assim, ver as coisas boas que há tanto na
escola tradicional como na escola progressista. Aproveita-as; rechaça, porém,
as coisas ruins.
Na presente edição, há 4 comentários
críticos:
1.º) Experiência e Educação: Contextos e Consequências, por Maxine Greene;
2.º) Experiência e Educação de Dewey Revisitada, por Philip W. Jackson;
3.º) Experiência e Educação: Implicações para o Ensino e a Educação Atuais,
por Linda Darling-Hammond;
4.º) Um Convite à Reflexão, por O. L. Davis Jr.
Este livro mostra que as controvérsias
intelectuais devem ser percebidas como estimuladores do nosso pensamento, e não
como inibidores de nosso raciocínio.
Fonte de Consulta
DEWEY, John. Experiência e
Educação. Tradução de Renata Gaspar.
Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010. (Coleção de Textos Fundantes de
Educação)
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