26 agosto 2010

Frases e Pensamentos

"O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem - uma corda sobre um abismo." (Friedrich Nietzche, Assim Falou Zaratustra)

"Os filósofos... são irresistivelmente tentados a fazer e responder perguntas à maneira da ciência." (Ludwig Wittgenstein, O Livro Azul)

"Os mais sábios têm a maior autoridade." (Atribuído a Platão)

"O modo mais seguro de se caracterizar a tradição filosófica europeia é afirmar que ela consiste numa série de notas de rodapé a Platão." (Alfred North Whitehead)

"A filosofia é uma batalha contra o enfeitiçamento de nossa inteligência por meio da linguagem." (Ludwig Wittgenstein, Investigações Filosóficas)

"A vida não examinada não merece ser vivida." (Atribuído a Sócrates)

"Não deveríamos fingir fazer filosofia, e sim realmente fazê-la, pois precisamos não da aparência de saúde, mas de saúde verdadeira." (Epicuro)

"Todo homem, por natureza, deseja saber." (Aristóteles)

"Sou um cidadão do mundo." (Diógenes)

"Deves aceitar a verdade de onde quer que ela venha.” (Moisés Maimônides)

"Ousa pensar." (Immanuel Kant)

"Se buscas realmente a verdade, deves ao menos uma vez em tua vida duvidar, tanto quanto possível, de todas as coisas." (Descartes, Discurso do Método)

"Se eu quisesse duvidar de que isto é minha mão, como poderia evitar duvidar de que a palavra 'mão' tem algum sentido." (Ludwig Wittgenstein, Sobre a Certeza)

"Topos os objetos da razão ou da indagação humanas podem ser divididos em dois tipos ... relações de ideias e questões de fato." (David Hume, Investigação acerca do Entendimento Humano)

"Não seria possível ... eu ter em mim a ideia de um Deus, se Deus não existisse realmente." (René Descartes, Meditações)

"A felicidade é o único fim da ação humana." (John Stuart Mill, O que é o Utilitarismo)

"A mente ... deve se desviar do mundo da mudança (e dos sentidos) até que seus olhos possam ... encarar diretamente a realidade." (Platão, A República)

"Sabores, cores e cheiros só existem no ser que sente." (Galileu Galilei, O Ensaiador)

"Direita parece como esquerda e vice-versa porque os raios visuais entram em contato com os raios emitidos pelo objeto de uma maneira contrária à usual." (Platão, tentando explicar a inversão operada pelos espelhos, no Timeu)

"Antes ser um homem insatisfeito que um porco satisfeito." (John Stuart Mill, Sobre o Utilitarismo)

"Leis morais têm de se aplicar a todo ser racional como tal." (Kant, Fundamentos da Metafísica dos Costumes)

"Aquilo na alma que é chamado de mente não é, de fato, ante que pense, algo real." (Aristóteles, Tratado da Alma)

"Duas coisas enchem de ... assombro e reverência ... O céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim." (Immanuel Kant, Crítica da Razão Prática)

"Ações humanas nunca podem ser explicadas pela razão, mas são inspiradas inteiramente pelos sentimentos." (David Hume, Investigação sobre os Princípios da Moral)

Extraído de: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

Nenhum comentário: