16 outubro 2008

Baruch Spinoza

"É o medo que cria, mantém e alimenta as superstições." (Spinoza)

Baruch Spinoza (1632-1677) nasceu em Amsterdã, na Holanda, em uma família de judeus ortodoxos. Mas, ao contrário dos pais, não tinha qualquer identificação com a religião. Tanto, que foi expulso da comunidade judaica por expressar ideias contrárias. Para Spinoza, os judeus não eram o povo escolhido e nem a Bíblia uma verdade revelada, mas compilação de textos, escritos por autores diversos, ao longo dos anos. Esta postura rendeu-lhe o título de "o mais radical dos pensadores modernos". Morreu jovem, com 35 anos, de tuberculose.

Spinoza é um caso complexo, porque depende de Descartes. Esforça-se por apresentar uma solução diferente  para a relação espírito matéria daquela dada por Descartes. Quer dar uma solução diferente, mas seguindo os passos de Descartes. Assim, a essência da filosofia de Spinoza é o seu sistema totalizante, que tudo abarca. Tal sistema, concebido matematicamente, entende Deus como Natureza (Deus sevi Nature). A partir de suposições básicas (definições e axiomas) e uma série de demonstrações geométricas constrói o universo que vem ser igualmente Deus.

Descartes ensinava que o universo é feito de duas espécies de substância: o espírito e o corpo. Esse dualismo não satisfaz Spinoza. Ele pergunta: como o espírito se relaciona com a matéria? Ensina que há apenas uma substância que constitui todo o universo. A isso chamou Deus. Vista de certo modo é corpo, vista de outro é espírito. A uma, Spinoza chamou extensão; a outra, espírito. A substância é absolutamente independente de tudo, pois representa tudo. É infinita, causada por si mesma e autônoma. Essa concepção unificadora é conhecida como panteísmo. Muito apegado a essa teoria, muitos a ele se têm referido como inebriado de Deus.

O corpo não afeta o espírito nem este àquele. Ambos, porém, são manifestações de uma única e mesma realidade universal, Deus. A árvore é um atributo de Deus; o pensamento que nos ocorre neste momento é um atributo de Deus. Tudo o que acontece no corpo, acontece também no espírito. É o que se chama paralelismo psicológico, isto é, o corpo e o espírito são sempre paralelos, pois constituem dois aspectos de uma só e mesma realidade. No homem o espírito percebe os seus próprios atos, é consciente. Quer dizer, a substância do espírito é mais complexa do que a substância do corpo, embora todas façam parte de uma única substância.

O sistema filosófico de Spinoza é determinista. Tudo no universo segue alguma coisa, mas numa cadeia causal definida, cujos elos se acham necessariamente ligados ao antecedente e ao consequente. A alma não pode ser imortal num sentido individualista; tem na realidade, imortalidade com um modo de Deus que, da mesma maneira que Deus, não pode ser destruída.

&&&

Spinoza parte do princípio de que Deus é a origem de tudo, tal qual o motor imóvel de Aristóteles. A ética, sua principal obra, é um livro sobre Deus e o mundo. Trata-se de um livro sobre Deus no mundo e sobre o mundo em Deus. Uma espécie de panteísmo.

Baruch Spinoza (1632-1677), filho de judeus, educado no judaísmo, muda sua ortodoxia depois entrar em contato com a concepção do mundo de Copérnico, Kepler, Galileu, segundo a qual todos os processos no mundo possuem causas naturais e obedecem a leis da natureza. Tendo como base a matemática, associou os conceitos de Deus à ideia de uma ordem racional do mundo matematicamente explicável, e, com isso, abandonou os fundamentos da fé judaica.

Sintetizemos algumas das influências que recebeu dos pensadores precedentes. Dos pré-socráticos, do atomismo e do estoicismo, a crença de que o cosmo era governado por uma única razão de mundo; de Platão, a teoria das ideais; de Aristóteles, a noção de “substância” e do “motor imóvel”; de Giordano Bruno, que o universo era infinito; de René Descartes, o racionalismo e as noções de “res extensa” e “res cogitans”; De Galileu Galilei, o método teórico-experimental da ciência.

Para Spinoza, Deus não está fora do mundo, e tudo é regido pela lei de causa e efeito. Em se tratando de Deus, Deus é a causa de si mesmo. Ele não é pessoal, nem antropomórfico. Por isso, as suas ideias desagradaram substancialmente a Igreja. Os amigos publicaram, em 1677, suas obras com o título Opera Posthuma, incluindo A ética, mas em 15 de junho de 1678, como previra, o livro foi proibido pela censura.

No período clássico da literatura e da filosofia alemãs, entre 1770 e 1830, foi impregnado pelo espírito espinosiano. Lessing, Goethe e Herder eram declaradamente partidários de Spinoza. Fichte e Schelling, mas, particularmente, Hegel, se basearam em Spinoza, em que a ideia de uma razão de mundo permeada pela realidade tornou-se o ponto de partida da filosofia do idealismo alemão.   

A tese de Spinoza acerca de Deus aproxima-se do conceito de Deus em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Possivelmente, se tivesse a noção de perispírito, poderia também ter feito a ligação entre corpo e espírito.

ZIMMER, Robert. O Portal da filosofia: Uma Breve Leitura de Obras Fundamentais da Filosofia Volume 2. Tradução Rita de Cassia Machado e Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

&&&

Sendo a essência da substância o ser causa de si mesmo, portanto, conceitos idênticos, a noção de substância equivale a Deus. Assim, em última análise, só Deus – que, em Espinosa, é um Ser que consta de um número infinito de atributos todos perfeitos – pode perfazer completamente o conceito de substância. Deus é a única e verdadeira substância. Tudo existe em Deus, fora de Deus nada pode existir, pois Ele esgota todas as possibilidades existenciais.

É aí que aparece o Panteísmo Espinosiano, porém, Espinosa quebra a rigidez panteísta desmembrando em dois momentos o conceito: Natura Naturans ou Natura Naturata, isto é, Natureza Criadora e Natureza Criada: "Deus sive substância sive natura". Espinosa realiza a ideia embrionária existente no espírito de Descartes: Um Deus imanente na Criação, isto é, não uma individualidade dirigindo de fora o universo, mas aquela entidade suprema que, imanente em todas as coisas, nelas palpita e as mantém.

Este panteísmo de Espinosa constitui a forma mais precisa de compreensão da existência de uma "Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas". Uma Inteligência ou Entidade que abrange a totalidade de tudo quanto há e pode haver, e, como abrangente de tudo, não pode estar de fora, pois, não há espaço em que não esteja; é um panteísmo que clareia a intuição teológica de Deus no que tem de possível. (Copiado de SÃO MARCOS, M. P. Noções de História da Filosofia. São Paulo: Feesp, 1993, página 82 e 83.)

 



Nenhum comentário: