02 julho 2008

Princípios Filosóficos e Científicos

Há muitas leis, denominadas universais, porque são aplicadas em qualquer momento e em qualquer lugar. Nosso propósito, neste artigo, é discorrer brevemente sobre pelo menos quatro delas, a saber: princípio da razão suficiente, princípio da interação ou causalidade dialética, princípio do determinismo relativo e princípio da mudança.

Princípio da Razão Suficiente diz o seguinte: "Tudo o que existe tem sua razão de ser. Nada acontece sem causa real e natural ". Quer dizer, nossas ações devem estar desprovidas da atitude fechada com relação às coisas. Nesse sentido, o dogma de que Deus criou do nada o homem e toda a natureza não é válido para o pensador racional. É preciso penetrar na essência das coisas para daí tirar o conhecimento real e necessário. Em outras palavras, devemos buscar as causas antes de emitir juízo de valor sobre os fatos.

Princípio da Interação ou Causalidade Dialética mostra que, na natureza como na sociedade, tudo está relacionado com tudo. A fome no Hemisfério Norte é também fome no Hemisfério Sul. A dor do vizinho é também a nossa dor. O desemprego do próximo é também o nosso desemprego. O tudo influencia tudo mostra que a causa transforma-se em efeito e o efeito reverte-se em causa. Observe, por exemplo, a briga entre casais. Quem foi que deu a primeira alfinetada? Podemos até culpar o outro, mas no âmago da reflexão, fica difícil saber quem começou?

Princípio do Determinismo Relativo mostra que nos fenômenos sociais o determinismo é objetivamente necessário, mas subjetivamente contingente. Contingente, porque pode ou não suceder, ou seja, não é obrigatório acontecer, visto depender da vontade humana. Embora haja o determinismo absoluto, o homem dispõe do livre-arbítrio, isto é, da sua vontade que o faz ceder ou resistir aos acontecimentos. Na Física, se largo uma pedra ela vai ao chão por causa da Lei de Gravidade. Na sociedade, não é tão simples. É preciso estudar os diversos tipos de comportamento - psicológico, religioso, econômico etc. - ligados muitas vezes a uma única ação.

Princípio da Mudança mostra que tudo na natureza está em transformação permanente. No âmbito do ser humano, a mudança atende perfeitamente à teoria espiroidal ou helicoidal. Segundo essa teoria a mudança não é nem linear (isto é, uma linha reta de progresso ilimitado) nem circular (isto é, depois de um certo tempo volta ao ponto de partida formando um ciclo fechado), mas a síntese dialética das duas antíteses, ou seja, do progresso linear e do progresso circular.

Do estudo ora encetado, resta-nos o consolo do tempo, que tudo modifica para a realização de nosso projeto de vida.

Fonte de Consulta

BAZARIAN, J. Introdução à Sociologia - As Bases Materiais da Sociedade. 2. ed., São Paulo, Alfa-Omega, 1986.

Nenhum comentário: